Migração e Refúgio

Imagem: © UNHCR/Photographer

A CIPÓ trabalha para reforçar os direitos e a segurança de migrantes, tanto migrantes voluntários em situações de vulnerabilidade quanto aqueles que foram forçados a se mudar devido aos impactos das guerras, violações de direitos humanos e mudanças climáticas.

A CIPÓ produz conhecimento sobre as causas da migração e suas interseções com as desigualdades socioambientais, e oferece soluções de forma a facilitar a integração de migrantes às comunidades de acolhimento. Este trabalho inclui, mas não se restringe, a crise dos refugiados venezuelanos.

A CIPÓ também colabora com órgãos governamentais e organizações internacionais para avançar políticas públicas e legislações que possam garantir uma migração segura, assim como garantir a implementação de acordos e tratados multilaterais importantes, tais como os Pacto Global da ONU sobre Refugiados, o Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular e a Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951.

Últimos artigos