CIPÓ assina carta pedindo mais transparência na seleção do diretor-gerente do FMI

A Plataforma CIPÓ está entre as mais de 500 organizações sociais de todo o mundo que assinaram uma carta conjunta dirigida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), solicitando o fim do chamado “acordo de cavalheiros” na escolha do diretor-gerente do órgão. No documento, as signatárias defendem uma seleção baseada em mérito, aberta e transparente.

A atual diretora-gerente, Kristalina Georgieva, cujo mandato se encerra em 30 de setembro, é hoje a única candidata ao cargo, proposta pelos Estados-membros. Tradicionalmente, os países europeus indicam o diretor-geral do FMI e os Estados Unidos escolhem o presidente do Banco Mundial. Na visão das organizações signatárias, esta seria uma oportunidade de reformar o processo de seleção, seguindo chamados de longa data da sociedade civil, em especial do Sul Global.

As signatárias também destacam a importância de implementar políticas e sistemas que promovam a igualdade de gênero, a sustentabilidade ambiental e o respeito aos direitos humanos internacionais, ressaltando a urgência de realizar reformas para enfrentar os desafios globais atuais.

O objetivo da mobilização é garantir uma representação mais justa e equitativa no Fundo, além de promover políticas econômicas que atendam às necessidades das populações mais vulneráveis e estejam alinhadas com os princípios de sustentabilidade e justiça social.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts