Diretora da CIPÓ passa a integrar rede de especialistas em avaliação e gestão de riscos sistêmicos

A diretora de programas da Plataforma CIPÓ, Mariana Rondon, passou a integrar oficialmente a The Accelerator for Systemic Risk Assessment (ASRA). A rede, que acaba de completar um ano, congrega mais de 50 profissionais e líderes de 26 países de todo o mundo, com o objetivo de repensar radicalmente o risco como forma de enfrentar os desafios atuais e futuros.

A ideia é que, diante de riscos multiplicadores e interconectados — desde tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, até pandemias, mudanças climáticas e conflitos geopolíticos — a avaliação de risco sistêmico seja utilizada como espinha dorsal da formulação de políticas e tomadas de decisão sobre o futuro.

“Adotar uma abordagem multidimensional para compreender e responder ao risco em meio à polícrise oferece aos tomadores de decisão um caminho urgente, prático e ético para ações mais informadas, eficazes e sensíveis ao tempo”, diz a ASRA, em comunicado.

A rede está se preparando para publicar um estudo de pesquisa significativo examinando as capacidades necessárias para catalisar ação sobre o risco sistêmico. A expectiva é que o lançamento coincida com a Cúpula do Futuro da ONU, que será realizada em Nova Iorque, em setembro de 2024.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts