Blue Smoke destaca importância do cargo de coordenador de assistência humanitária

A edição de maio da Blue Smoke, intitulada “One Rule for Them, One Rule for Us”, destaca novamente a importância do cargo de coordenador de assistência humanitária, chefe do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). Uma nova indicação de um cidadão do Reino Unido perpetuará o monopólio britânico sobre o posto, algo injustificável e que foi assunto de uma carta aberta para o secretário-geral com mais de 60 assinaturas de ex-oficiais sêniores da ONU, experts em assuntos humanitários e líderes da sociedade civil.

Entre outras nomeações de altos cargos destacadas na edição estão a Subsecretaria-Geral das Nações Unidas para Assuntos Jurídicos, a presidência do Fórum Permanente das Nações Unidas sobre Questões Indígenas, a chefia da Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália (UNSOM) e a presidência da Assembleia Geral (AGNU).

Também houve destaque para o novo rascunho do Pacto para o Futuro, agora com 63 parágrafos, ao invés de 147. Embora sem qualquer menção à reforma de como a ONU seleciona seus cargos sêniores, há um parágrafo sobre a seleção do cargo de secretário-geral que menciona o fato de que nunca houve uma secretária-geral mulher.

Com relação à próxima eleição para SG, a edição de maio da Blue Smoke destacou o novo Comitê de Direção da campanha “1 for 8 Billion”, da qual a Plataforma CIPÓ faz parte, ao lado de CIVICUS, Southern Voice e WomanSG.

A Blue Smoke é uma iniciativa liderada pela UNA-UK, pela Plataforma CIPÓ e por um consultor da Strategy for Humanity para promover maior responsabilidade e transparência nas Nações Unidas, especialmente no que concerne a eleições e nomeações para altos cargos da organização. A newsletter mensal é publicada em parceria com a Pass Blue.

Plataforma CIPÓhttp://plataformacipo.org/