CIPÓ no El País: “Ordem mundial atual, além de injusta, é disfuncional”

A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, comentou, em entrevista ao jornal espanhol El País, a entrada de seis novos membros no BRICS, incluindo três potências petrolíferas. O bloco era formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Segundo ela, a expansão é algo muito natural para o grupo, que se coloca de forma crítica ao G7, um clube considerado exclusivista, por não refletir a distribuição de poder político e econômico do mundo atual. O presidente chinês, Xi Jinping, também saudou a decisão: “Essa expansão é histórica”.

Para Folly, tanto os novos BRICS quanto o G-20 são fóruns que “podem ser espaços úteis de coordenação para uma reforma do sistema da ONU, que é urgente. “A ordem mundial atual, além de injusta, é disfuncional para lidar com urgências como crises de segurança, mudanças climáticas ou pobreza”.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts