Missão e Equipe

O que é a Plataforma CIPÓ?

A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente e sem fins lucrativos, liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e relações internacionais, a partir de perspectivas latinoamericanas e do Sul Global. A CIPÓ apoia governos locais e nacionais, organizações internacionais e entidades da sociedade civil e da iniciativa privada a desenvolver respostas eficazes aos desafios emergentes da crise climática.

A CIPÓ foi fundada em 2020 por Adriana Erthal Abdenur e Maiara Folly e tem sua sede no Rio de Janeiro.

A palavra “cipó”, de origem tupi, se refere a plantas lenhosas e trepadeiras, típicas das florestas tropicais, de hastes delgadas e flexíveis, que crescem enroscadas em árvores ou arbustos. Essa palavra conota três ideias que são centrais para a CIPÓ: as soluções práticas (cipós são usados por povos indígenas e outros povos tradicionais para fazer cestos, peneiras e implementos agrícolas); a construção de pontes (os cipós conectam árvores); e a ação, uma vez que essas plantas são usadas por animais e insetos para se movimentarem pela floresta.

Entre as questões atualmente abordadas pela CIPÓ estão: justiça climática, crimes ambientais, governança global, política externa brasileira e o papel da China na América Latina.

Princípios

Inclusão: a CIPÓ promove processos decisórios e estruturas normativas inclusivas, capazes de incorporar uma extensa variedade de contextos, experiências, demandas, ideias e preocupações.

Transparência: a CIPÓ adota e promove a transparência e a responsabilidade como princípios básicos de boa governança. Incentivamos e apoiamos governos e o setor privado a adotar um processo de tomada de decisão mais transparente e a aprofundar e ampliar a participação da sociedade civil e os mecanismos de compartilhamento de informações com cidadãos.

Respeito pelos Direitos Humanos: a CIPÓ promove o respeito pelos direitos humanos e adota uma abordagem centrada nas pessoas como elementos fundamentais da sua atividade política e de advocacy (a reivindicação de direitos).

Capacidades

Nossa equipe trabalha regularmente nas seguintes línguas: Português, Espanhol, Inglês e Francês.

Exemplos de produtos:

  • Relatórios técnicos
  • Artigos
  • Policy Briefs
  • Mapeamentos e questionários
  • Notas técnicas
  • Memorandos
  • Relatórios de campo
  • Produtos midiáticos
  • Criação e manutenção de bases de dados
  • Monitoramento e avaliação
  • Análise geopolítica e de risco
  • Capacitação, treinamentos e cursos (presenciais e virtuais);
  • Eventos presenciais e debates virtuais (webinars).

A CIPÓ

Diretoria

Maiara Folly

Diretora Executiva

Co-fundadora da Plataforma CIPÓ e especialista em relações internacionais e políticas públicas. Lidera e participa de projetos de pesquisa e iniciativas de advocacy nas áreas de clima, crimes ambientais, paz e segurança, governança global e política externa. Obteve o mestrado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford e formou-se em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Mariana Rondon

Diretora de Programas

Graduada, especialista e mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), possui mais de 20 anos de experiência profissional. Atuou nos setores público e privado, no sistema ONU, em think tanks e organizações da sociedade civil em gestão de projetos, pesquisa, gerenciamento de equipe, planejamento estratégico, desenvolvimento institucional, mobilização de recursos e ações de advocacy.

Equipe CIPÓ

Flávia do Amaral Vieira

Pesquisadora Sênior

Doutora em Direito, com foco em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e mestre em Direito e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi pesquisadora visitante da Birkbeck School of Law e do Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati. Reside em Belém.

Marília Closs

Coordenadora de Projetos

Doutoranda e mestra em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Reside no Rio de Janeiro.

Max Holender

Coordenador Administrativo-Financeiro

Administrador de empresas formado pelo IBMEC-RJ. Possui MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan e experiência em gestão financeira de organizações do terceiro setor, tendo trabalhado no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio), Instituto Igarapé e Coding Rights.

Mariana Franco Ramos

Coordenadora de Comunicação

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Trabalhou em diversos veículos de imprensa, como Folha de S.Paulo, Folha de Londrina, portal Terra e De Olho nos Ruralistas, e em organizações do terceiro setor. Reside em Brasília.

Augusto Ribeiro

Designer

Formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, com especialização em Ux/Ui Designer pela Escola Britânica de Artes Criativas e pós-graduação em Design Digital. Assinou campanhas digitais para empresas como Yamaha, Toyota e Rede Multimarket. Trabalhou como consultor de design do Sebrae (auxiliando empresas a entrarem e se destacarem por meio da Comunicação Digital).

Alessandra Beber Castilho

Pesquisadora Plena

Doutora em Relações Internacionais pelo programa de dupla titulação entre o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) e o King's College de Londres (KCL). Também é mestre em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

João Cumarú

Pesquisador Pleno

Mestrando em Política e Diplomacia Chinesa na SIRPA (复旦大学, Fudan University, China). Bacharel e Mestre em Ciência Política pela UFPE. Pesquisador Associado e Curador de Matrizes Energéticas e Meio Ambiente da CEASIA UFPE.

Viviana Porto

Pesquisadora Plena

Doutoranda em Ciências Políticas e Sociais na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Mestre em Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA). Reside na Cidade do México.

Vitória Gonzalez

Pesquisadora Plena

Vitória Gonzalez é mestra em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). É editora-assistente da Global Dialogue, revista de sociologia pública e global da Associação Internacional de Sociologia (ISA), e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Teoria Social e América Latina (NETSAL).

Luísa Falcão

Pesquisadora Júnior

Mestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas, graduada em Direito pela Universidade Federal do Oeste do Pará e reside em Santarém.

Júlia Hara Medeiros

Pesquisadora Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e militante organizada em lutas sociambientais em São Paulo. Já atuou em organizações como ONU-Habitat e UN SDSN Youth.

Arthur Vieira

Assistente de Pesquisa

Estudante de graduação em Ciências Sociais na Universidade Harvard (EUA), com foco em desenvolvimento sustentável e desigualdade na América Latina.

Fathimath Nayifa Nihad

Estagiária de Pesquisa

Mestranda na Universidade de Oklahoma e graduada em Estudos Globais, com foco em ativismo, crise climática e justiça socioambiental. Nayifa nasceu e cresceu nas Maldivas e foi ganhadora dos prêmios Fern Holland e William W. Talley II.

Fundadoras

Adriana Erthal Abdenur

Co-Fundadora da CIPÓ, atualmente é Assessora Especial em Relações Internacionais na Presidência da República. Foi Diretora Executiva da CIPÓ de 2020 a 2023. Especialista em políticas públicas e Relações Internacionais. Integra, desde 2019, o Comitê de Políticas de Desenvolvimento da ONU, e faz parte da Comissão sobre Governança do Clima e o Conselho do Instituto de Estudos Regionais e Comparados da Universidade das Nações Unidas (UNU-CRIS). Obteve o PhD em sociologia do desenvolvimento pela Universidade Princeton (2006) e fez a graduação em Harvard, com intercâmbio na Universidade de Pequim.

Maiara Folly

Co-fundadora da Plataforma CIPÓ e especialista em relações internacionais e políticas públicas. Lidera e participa de projetos de pesquisa e iniciativas de advocacy nas áreas de clima, crimes ambientais, paz e segurança, governança global e política externa. Obteve o mestrado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford e formou-se em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Conselho Consultivo

Alcilene Magalhães Cardoso

Conselho Consultivo

Doutoranda em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e mestra em Ciências da Sociedade - Direitos Humanos e Cidadania Ambiental pela mesma universidade. Possui graduação em Direito pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém e registro junto à OAB como advogada atuando nas questões ambientais, fundiárias e organizações sociais. É pesquisadora e coordenadora regional (Sede Santarém) do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Eduardo Zanatta

Conselho Consultivo

Vereador, presidente da Escola do Legislativo e da Comissão de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú (SC). É mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com graduação em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e especialização em Filosofia Política pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Izabella Teixeira

Conselho Consultivo

Bióloga, ambientalista e servidora pública brasileira, foi ministra do Meio Ambiente de 2010 a 2016 e ocupou diferentes posições no Governo do Estado do Rio de Janeiro e no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde ingressou em 1984. É também Co-Chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP), membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da UN-DESA e membro do Conselho Administrativo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Richard Ponzio

Conselho Consultivo

Diretor do Programa de Governança Global, Justiça e Segurança e Pesquisador Sênior na Stimson. Dirigiu o Programa de Governança Global no Instituto de Justiça Global de Haia. Foi também Conselheiro Sênior no Escritório do Representante Especial para o Afeganistão e o Paquistão do Departamento de Estado dos EUA, ao lado de Hillary Clinton e posteriormente de John Kerry. Atuou, ainda, como Oficial Sênior de Estratégia e Política no Escritório de Operações de Conflito e Estabilização do Departamento de Estado.

Tatiana Roque

Conselho Consultivo

Secretária de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro e professora titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Leciona nos programas de pós-graduação em Ensino e História da Ciência e de Filosofia da UFRJ. É autora de diversos livros sobre ciência e sociedade. Sua obra mais recente, “O Dia em que Voltamos de Marte: uma história da ciência e do poder com pistas para um novo presente”, foi finalista do Jabuti em 2022.

Thiago Nascimento

Conselho Consultivo

Tem 26 anos e é cria do Jacaré, favela na cidade do Rio de Janeiro. Fundou diversos projetos de impacto, como Jaca contra o Corona, Jacaré Basquete, LabJaca, O Clima é de Mudança e Próxim8. Foi selecionado no programa de apoio de Lideranças Negras da Fundação Tide Setubal, com apoio do Ibirapitanga e da Porticus, e premiado no Shell Iniciativa Jovem e no LabNip. É também conselheiro do Instituto Talanoa. É ainda graduando em Direito na UERJ, com especialização em Gestão de Projetos na FGV.

Onde estamos?

- Rio de Janeiro (BR)
- Brasilia (BR)
- Santarém (BR)
- São Paulo (BR)
- Londres (UK)
- Cidade do México (MX)
- Maldivas (MV)
- Xangai (CH)

Transparência

A Plataforma CIPÓ obteve seu registro formal de Associação Sem Fins Lucrativos no Rio de Janeiro em junho de 2021.
Confira o nosso Relatório Anual Completo de 2022.

Últimos artigos