Entre as questões atualmente abordadas pela CIPÓ estão: os crimes ambientais e transnacionais, a governança climática, a paz e segurança internacional, a migração e o refúgio, e o papel da China na América Latina e Caribe.
Missão e Equipe
O que é a Plataforma CIPÓ?
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente e sem fins lucrativos, liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e relações internacionais, a partir de perspectivas latinoamericanas e do Sul Global. A CIPÓ apoia governos locais e nacionais, organizações internacionais e entidades da sociedade civil e da iniciativa privada a desenvolver respostas eficazes aos desafios emergentes da crise climática.
A CIPÓ foi fundada em 2020 por Adriana Erthal Abdenur e Maiara Folly e tem sua sede no Rio de Janeiro.
A palavra “cipó”, de origem tupi, se refere a plantas lenhosas e trepadeiras, típicas das florestas tropicais, de hastes delgadas e flexíveis, que crescem enroscadas em árvores ou arbustos. Essa palavra conota três ideias que são centrais para a CIPÓ: as soluções práticas (cipós são usados por povos indígenas e outros povos tradicionais para fazer cestos, peneiras e implementos agrícolas); a construção de pontes (os cipós conectam árvores); e a ação, uma vez que essas plantas são usadas por animais e insetos para se movimentarem pela floresta.
Princípios
Inclusão: a CIPÓ promove processos decisórios e estruturas normativas inclusivas, capazes de incorporar uma extensa variedade de contextos, experiências, demandas, ideias e preocupações.
Transparência: a CIPÓ adota e promove a transparência e a responsabilidade como princípios básicos de boa governança. Incentivamos e apoiamos governos e o setor privado a adotar um processo de tomada de decisão mais transparente e a aprofundar e ampliar a participação da sociedade civil e os mecanismos de compartilhamento de informações com cidadãos.
Respeito pelos Direitos Humanos: a CIPÓ promove o respeito pelos direitos humanos e adota uma abordagem centrada nas pessoas como elementos fundamentais da sua atividade política e de advocacy (a reivindicação de direitos).
Capacidades
Nossa equipe trabalha regularmente nas seguintes línguas: Português, Espanhol, Inglês e Francês.
Exemplos de produtos:
- Relatórios técnicos
- Artigos
- Policy Briefs
- Mapeamentos e questionários
- Notas técnicas
- Memorandos
- Relatórios de campo
- Produtos midiáticos
- Criação e manutenção de bases de dados
- Monitoramento e avaliação
- Análise geopolítica e de risco
- Capacitação, treinamentos e cursos (presenciais e virtuais);
- Eventos presenciais e debates virtuais (webinars).
Diretoria
Maiara Folly
Diretora ExecutivaCo-fundadora da Plataforma CIPÓ e especialista em relações internacionais e políticas públicas. Lidera e participa de projetos de pesquisa e iniciativas de advocacy nas áreas de clima, crimes ambientais, paz e segurança, governança global e política externa. Obteve o mestrado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford e formou-se em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
Equipe CIPÓ
Gabrielle Alves
Pesquisadora JúniorGraduada em Ciência Política pela Universidade de Brasília, com intercâmbio na Sorbonne Nouvelle Paris 3. Reside em Brasília, onde cursa Direito e integra a Clínica de Direitos Humanos do IDP.
Luísa Falcão
Pesquisadora JúniorMestre em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas, graduada em Direito pela Universidade Federal do Oeste do Pará e reside em Santarém.
Arthur Vieira
Assistente de PesquisaEstudante de graduação em Ciências Sociais na Universidade Harvard (EUA), com foco em desenvolvimento sustentável e desigualdade na América Latina.
Felipe Schaeffer Neves
Estagiário de PesquisaMestre em Direitos Humanos e Justiça Internacional pela Universidade de Valencia e graduado em Relações Internacionais e Árabe pela Universidade de Westminster.
Fathimath Nayifa Nihad
Estagiária de PesquisaMestranda na Universidade de Oklahoma e graduada em Estudos Globais, com foco em ativismo, crise climática e justiça socioambiental. Nayifa nasceu e cresceu nas Maldivas e foi ganhadora dos prêmios Fern Holland e William W. Talley II.
Max Holender
Coordenador Administrativo-FinanceiroAdministrador de empresas formado pelo IBMEC-RJ. Possui MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan e experiência em gestão financeira de organizações do terceiro setor, tendo trabalhado no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio), Instituto Igarapé e Coding Rights.
Renata Albuquerque Ribeiro
Pesquisadora SêniorDoutora e mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) com Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Flávia do Amaral Vieira
Pesquisadora SêniorDoutora em Direito, com foco em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e mestre em Direito e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi pesquisadora visitante da Birkbeck School of Law e do Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati. Reside em Belém.
Marília Closs
Coordenadora de ProjetosDoutoranda e mestra em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Reside no Rio de Janeiro.
João Cumarú
Pesquisador PlenoMestrando em Política e Diplomacia Chinesa na SIRPA (复旦大学, Fudan University, China). Bacharel e Mestre em Ciência Política pela UFPE. Pesquisador Associado e Curador de Matrizes Energéticas e Meio Ambiente da CEASIA UFPE.
Viviana Porto
Pesquisadora PlenaDoutoranda em Ciências Políticas e Sociais na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Mestre em Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Integração Latinoamericana (UNILA). Reside na Cidade do México.
Mariana Franco Ramos
Coordenadora de ComunicaçãoFormada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Trabalhou em diversos veículos de imprensa, como Folha de S.Paulo, Folha de Londrina, portal Terra e De Olho nos Ruralistas, e em organizações do terceiro setor. Reside em Brasília.
Júlia Hara Medeiros
Pesquisadora VoluntáriaGraduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e militante organizada em lutas sociambientais em São Paulo. Já atuou em organizações como ONU-Habitat e UN SDSN Youth.
Fundadoras
Adriana Erthal Abdenur
Co-Fundadora da CIPÓ, atualmente é Assessora Especial em Relações Internacionais na Presidência da República. Foi Diretora Executiva da CIPÓ de 2020 a 2023. Especialista em políticas públicas e Relações Internacionais. Integra, desde 2019, o Comitê de Políticas de Desenvolvimento da ONU, e faz parte da Comissão sobre Governança do Clima e o Conselho do Instituto de Estudos Regionais e Comparados da Universidade das Nações Unidas (UNU-CRIS). Obteve o PhD em sociologia do desenvolvimento pela Universidade Princeton (2006) e fez a graduação em Harvard, com intercâmbio na Universidade de Pequim.
Maiara Folly
Co-fundadora da Plataforma CIPÓ e especialista em relações internacionais e políticas públicas. Lidera e participa de projetos de pesquisa e iniciativas de advocacy nas áreas de clima, crimes ambientais, paz e segurança, governança global e política externa. Obteve o mestrado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford e formou-se em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Onde estamos?
- Rio de Janeiro (BR) - Brasilia (BR) - Santarém (BR) - Belém (BR) - Londres (UK) - Cidade do México (MX)
Transparência
A Plataforma CIPÓ obteve seu registro formal de Associação Sem Fins Lucrativos no Rio de Janeiro em junho de 2021. O primeiro relatório anual completo, inclusive com dados financeiros, será disponibilizado no segundo trimestre de 2023.