Missão e Equipe

O que é a Plataforma CIPÓ?

A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global. A CIPÓ apóia governos locais e nacionais, organizações internacionais e entidades da sociedade civil e da iniciativa privada a desenvolver respostas eficazes aos desafios emergentes do Antropoceno.

A palavra “cipó”, de origem tupi, se refere a plantas lenhosas e trepadeiras, típicas das florestas tropicais, de hastes delgadas e flexíveis, que crescem enroscadas em árvores ou arbustos. Essa palavra conota três ideias que são centrais para a CIPÓ: as soluções práticas (cipós são usados por povos indígenas e outros povos tradicionais para fazer cestos, peneiras e implementos agrícolas); a construção de pontes (os cipós conectam árvores); e a ação, uma vez que essas plantas são usadas por animais e insetos para se movimentarem pela floresta.

Entre as questões atualmente abordadas pela CIPÓ estão: os crimes ambientais e transnacionais, a governança climática, a paz e segurança internacional, a migração e o refúgio, e o papel da China na América Latina e Caribe.

Princípios

Inclusão: a CIPÓ promove processos decisórios e estruturas normativas inclusivas, capazes de incorporar uma extensa variedade de contextos, experiências, demandas, ideias e preocupações.

Transparência: a CIPÓ adota e promove a transparência e a responsabilidade como princípios básicos de boa governança. Incentivamos e apoiamos governos e o setor privado a adotar um processo de tomada de decisão mais transparente e a aprofundar e ampliar a participação da sociedade civil e os mecanismos de compartilhamento de informações com cidadãos.

Respeito pelos Direitos Humanos: a CIPÓ promove o respeito pelos direitos humanos e adota uma abordagem centrada nas pessoas como elementos fundamentais da sua atividade política e de advocacy (a reivindicação de direitos).

Capacidades

Nossa equipe trabalha regularmente nas seguintes línguas: Português, Espanhol, Inglês e Francês.

Exemplos de produtos:

  • Relatórios técnicos
  • Artigos
  • Policy Briefs
  • Mapeamentos e questionários
  • Notas técnicas
  • Memorandos
  • Relatórios de campo
  • Produtos midiáticos
  • Criação e manutenção de bases de dados
  • Monitoramento e avaliação
  • Análise geopolítica e de risco
  • Capacitação, treinamentos e cursos (presenciais e virtuais);
  • Eventos presenciais e debates virtuais (webinars).

Fundadoras

Adriana Erthal Abdenur

Diretora Executiva

Especialista em políticas públicas e Relações Internacionais. Lidera projetos sobre clima e segurança; governança global; crimes ambientais e crime organizado; operações de paz; e construção de paz na América Latina e em outros lugares do Sul Global. Integra, desde 2019, o Comitê de Políticas de Desenvolvimento da ONU. Também integra a Comissão Global do Clima, o Rede de Especialistas em Riscos de Clima e Segurança (criado para assessorar o Sistema ONU) e o Conselho Estratégico da iniciativa Weathering Risk. Obteve seu Ph.D. em sociologia do desenvolvimento pela Universidade Princeton (2006). Residente no Rio de Janeiro e mãe de dois filhos.

Maira Folly

Diretora de Programas

Pesquisadora brasileira em relações internacionais e políticas públicas residente de Londres. Lidera e participa de projetos de pesquisa e iniciativas de advocacy nas áreas de crimes ambientais, paz e segurança internacional, mulheres, paz e segurança e estudos de refúgio e migração forçada, incluindo deslocamento causado por mudanças climáticas. Obteve o mestrado pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford e formou-se em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Equipe Cipó

Gabrielle Alves

Pesquisadora Júnior

Graduada em Ciência Política pela Universidade de Brasília, com intercâmbio na Sorbonne Nouvelle Paris 3. Reside em Brasília, onde cursa Direito e integra a Clínica de Direitos Humanos do IDP.

Luísa Falcão

Pesquisadora Júnior

Mestranda em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas, graduada em Direito pela Universidade Federal do Oeste do Pará e reside em Santarém.

Arthur Vieira

Assistente de Pesquisa

Estudante de graduação em Ciências Sociais na Universidade Harvard (EUA), com foco em desenvolvimento sustentável e desigualdade na América Latina.

Felipe Schaeffer Neves

Estagiário de Pesquisa

Mestre em Direitos Humanos e Justiça Internacional pela Universidade de Valencia e graduado em Relações Internacionais e Árabe pela Universidade de Westminster.

Fathimath Nayifa Nihad

Estagiária de Pesquisa

Mestranda na Universidade de Oklahoma e graduada em Estudos Globais, com foco em ativismo, crise climática e justiça socioambiental. Nayifa nasceu e cresceu nas Maldivas e foi ganhadora dos prêmios Fern Holland e William W. Talley II.

Max Holender

Coordenador Administrativo-Financeiro

Administrador de empresas formado pelo IBMEC-RJ. Possui MBA em Gestão e Marketing Esportivo pela Trevisan e experiência em gestão financeira de organizações do terceiro setor, tendo trabalhado no Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio), Instituto Igarapé e Coding Rights.

Renata Albuquerque Ribeiro

Pesquisadora Sênior

Doutora e mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ) com Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Flávia do Amaral Vieira

Pesquisadora Sênior

Doutora em Direito, com foco em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e mestre em Direito e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi pesquisadora visitante da Birkbeck School of Law e do Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati. Reside em Belém.

Onde estamos?

- Rio de Janeiro (BR)
- Juiz de Fora (BR)
- Brasilia (BR)
- Santarém (BR)
- Londres (UK)
- Berlim (DE)
- Maldivas (MV)

Transparência

A Plataforma CIPÓ obteve seu registro formal de Associação Sem Fins Lucrativos no Rio de Janeiro em junho de 2021. O primeiro relatório anual completo, inclusive com dados financeiros, será disponibilizado no segundo trimestre de 2023.

Últimos artigos