Governança Global e Cooperação Internacional

Foto: Mat Reding em Unsplash

O objetivo estratégico do programa de Governança Global  e Cooperação Internacional é impulsionar as experiências locais no Sul Global de forma a promover normas, políticas e estruturas de governança nos níveis locais, regionais e globais, mais eficazes, inclusivas e centradas nas pessoas. A CIPÓ visa fortalecer a cooperação internacional, incluindo a cooperação Sul-Sul, em clima e meio ambiente; desenvolvimento sustentável; paz e segurança; e migração e direitos humanos; e promover uma Política Externa Brasileira mais efetiva nessas áreas.

O programa tem dois objetivos específicos:

  1. A CIPÓ trabalha para promover uma cooperação multilateral, bilateral e trilateral mais efetiva e para aumentar a transparência e inclusividade das organizações que compõem a governança global, tais como as Nações Unidas (ONU) e o G-20. Para isso, a CIPÓ trabalha em parceria com redes de organizações da sociedade civil, como a Parceria Global para Prevenção de Conflitos Armados (GPPAC, sigla em inglês para Global Partnership for the Prevention of Armed Conflict); a rede de think tanks dos BRICS; a rede Southern Voice de think tanks em países em desenvolvimento; e a campanha Together First para a reforma da ONU.
  2. Na América Latina e no Caribe, a CIPÓ visa consolidar e aprofundar os marcos normativos e mecanismos regionais e Sul-Sul para promoção do desenvolvimento sustentável e de direitos humanos, com foco não apenas em organizações existentes, como a Organização dos Estados Americanos e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, mas também arranjos ad hoc, como o Pacto de Letícia, e estruturas emergentes, como o Acordo de Escazú.

Últimos artigos