Edição de fevereiro da Blue Smoke destaca o processo da Cúpula do Futuro

Blue Smoke é uma iniciativa liderada pela United Nations Association – UK, pela Plataforma CIPÓ e por um consultor da Strategy for Humanity para promover maior responsabilidade e transparência dentro das Nações Unidas, especialmente no que diz respeito a eleições e nomeações para altos cargos na organização. O projeto Blue Smoke realiza atividades de pesquisa, advocacy e comunicação para alcançar seu objetivo de garantir que as nomeações para cargos de alto escalão na ONU sejam inclusivas, democráticas, baseadas em mérito, transparentes e sujeitas a escrutínio. Isso é essencial para a credibilidade e a eficácia dos líderes da ONU e, por extensão, da própria ONU. Blue Smoke também chama a atenção para as persistentes desigualdades em cargos de liderança para garantir que candidaturas qualificadas não sejam excluídas com base em nacionalidade, gênero ou raça.

Uma das atividades da Blue Smoke é uma newsletter mensal publicada em parceria com a Pass Blue. A edição de fevereiro, intitulada “The Future is Packed”, pode ser lida aqui e destaca o processo da Cúpula do Futuro, que ocorrerá em setembro deste ano e cujo Pacto vem sendo rascunhado com sugestões de Estados-membros e também da sociedade civil. Entre as nomeações de altos cargos destacadas na edição, estão: Defensoria dos Direitos das Vítimas, Subsecretaria-Geral para Apoio Operacional (DOS, na sigla em inglês), Direção Executiva da ONU Habitat e Secretaria Executiva da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Também são tema do número os novos membros da Corte Internacional de Justiça e a vacância de cadeira da Europa Oriental no Conselho Econômico e Social (ECOSOC).