CIPÓ no G20

Em dezembro de 2023, o Brasil assume a presidência do G20, grupo que reúne as principais economias do planeta, para coordenar ações em questões econômicas e financeiras globais, além de uma série de temas com repercussões sobre essas duas áreas, como mudanças climáticas, crises de saúde globais e transformação digital.

Com isso, até novembro de 2024, quando ocorrerá a Cúpula de chefes de Estado e de governo do G20, no Rio de Janeiro, diferentes cidades brasileiras serão palco de mais de uma centena de reuniões oficiais envolvendo ministros, diplomatas, organizações internacionais e autoridades dos membros que compõem o bloco. Em outras palavras, decisões que poderão impactar a vida de pessoas em todas as partes do mundo serão tomadas em solo brasileiro. Diante disso, é muito importante que a sociedade brasileira, incluindo movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs), institutos de pesquisa, academia, setor privado e parlamentares, entre outros atores, identifiquem maneiras de debater e incidir sobre a agenda de trabalho do G20.

Neste cenário, ao longo dos próximos meses a Plataforma CIPÓ irá atuar para fortalecer e aprofundar a discussão da sociedade civil do Brasil e do mundo a respeito do G20. A CIPÓ será responsável por pesquisas, publicações, eventos e outras ações de engajamento ao redor do tema.

Acompanhe abaixo nossas ações, eventos e publicações