Na T20 Inception Conference, CIPÓ defende fortalecimento da agenda climática

A Plataforma CIPÓ participou, de 04 a 06 de março, da Inception Conference do T20, grupo de engajamento de think tanks do G20, realizada virtualmente com participantes de todo o mundo. A diretora-executiva da organização, Maiara Folly, compôs um dos painéis, na terça-feira (05), ocasião em que comentou sobre os objetivos da CIPÓ, o papel dos think tanks e organizações da sociedade civil e as prioridades da presidência brasileira do G20. A diretora de programas, Mariana Rondon, e as pesquisadoras Marília Closs e Vitória Gonzalez também estiveram presentes.

Na abertura, o embaixador Maurício Lyrio, Sherpa do Brasil para o T20, destacou o que chamou de momento complexo nas relações internacionais e destrinchou as três prioridades da presidência brasileira no grupo das maiores economias do mundo: as três dimensões do desenvolvimento sustentável – econômica, social e ambiental; a reforma da governança global; e o combate à fome, pobreza e desigualdade, com atenção para o lançamento da Aliança Global Contra a Fome.

A secretária-geral do Club de Madrid, María Elena Agüero, foi na mesma linha, citando o “momento difícil para a cooperação internacional”. “O G20 e, especificamente, o T20 têm a oportunidade de contribuir nesse processo, com recomendações de políticas”, afirmou. Para a embaixadora Márcia Loureiro, presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), a conferência representa uma oportunidade de aumentar a interação entre governos e sociedade civil.

A coordenadora da Trilha Financeira do G20 e secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, trouxe, durante o evento, os resultados da reunião dos presidentes dos bancos centrais, realizada no final de fevereiro, em São Paulo. Rosito relatou que, além dos temas convencionais da agenda do grupo, a reunião abordou a inclusão social como eixo central. Ela contou que o objetivo principal foi destacar, entre os formuladores de políticas, a necessidade imperativa de priorizar esse problema e que a recepção foi positiva, ressoando não apenas no Sul Global, mas também no Norte Global.

O embaixador André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, destacou o papel-chave que os think tanks podem e devem desempenhar no G20, compartilhando conhecimento, ideias e recomendações e, em especial, contribuindo para a construção de soluções inovadoras para os principais desafios globais.

Em sua intervenção, Folly contou que a CIPÓ tem trabalhado ativamente para fortalecer a agenda climática no âmbito do G20 e contribuído para ampliar a sinergia entre o G20 e outros processos multilaterais, em especial a COP30. A Plataforma CIPÓ co-lidera a Força-Tarefa 02 – “Ação Climática Sustentável e Transições Energéticas Justas e Inclusivas”, ao lado do Institute for Sustainable Development and International Relations (IDDRI) e integra, ainda, o Conselho Consultivo Internacional e a Secretaria Executiva do Conselho Nacional T20, com a missão de contribuir para a coordenação geral das atividades e o assessoramento do grupo.

A gravação dos três dias de conferência está disponível no YouTube do T20.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts