Projeto Fenxi 分析: China na América Latina e no Caribe

Imagem: Macau Photo Agency em Unsplash

O objetivo estratégico do programa Fenxi (“análise” em mandarim) é fornecer análises sobre o comércio e os investimentos chineses na América Latina e no Caribe, com foco na Amazônia e no Cerrado, que possam servir de base para recomendações de políticas públicas.

O programa tem dois objetivos específicos:

  1. A CIPÓ monitora e analisa a mudança do papel da China na geopolítica e sua interseção com o clima, rastreando seus posicionamentos em questões como biodiversidade, mudanças climáticas, transição verde, manejo florestal e ESG (Environmental, social and governance). A CIPÓ articula com especialistas brasileiros, chineses e de países terceiros na tentativa de identificar oportunidades para   incidência política e advocacy nessas áreas.

  2. A CIPÓ analisa os projetos de infraestrutura e as relações de comércio  e investimento entre a  China e o Brasil e, de forma mais ampla, a América Latina, especialmente do ponto de vista climático, socioambiental e de sustentabilidade. O objetivo é avaliar e contribuir para redução dos impactos socioambientais de tais iniciativas, inclusive através  do engajamento com comunidades diretamente afetadas. 

Últimos artigos