No Dialogue Earth, CIPÓ analisa 50 anos da cooperação Brasil-China

O pesquisador João Cumarú, da Plataforma CIPÓ, foi uma das fontes ouvidas em reportagem do Dialogue Earth (antigo Diálogo Chino) que analisa o futuro da relação entre Brasil e China e as perspectivas para o meio ambiente, após 50 anos de laços diplomáticos.

“As prioridades da sustentabilidade estão colocadas pelo governo brasileiro, e há uma porta para que a China se insira, seja com investimento direto ou com transferência de tecnologia”, afirma Cumarú.

O pesquisador vê quatro áreas especialmente promissoras para a cooperação climática entre os dois países: fortalecer políticas de conservação da biodiversidade; incorporar elementos da política florestal chinesa para recuperar áreas degradadas; ter uma maior participação chinesa na política energética brasileira; e aumentar a cooperação na política climática.

O texto também cita o policy brief publicado em 2022 pela CIPÓ, com dados de desmatamento e exportação de commodities. Assinado por João Cumarú, Flávia do Amaral Vieira e Adriana Abdenur, o relstório destaca que a relação bilateral pode promover cadeias de valor mais justas e sustentáveis.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts