Pesquisadores da CIPÓ destacam importância da Amazônia no mercado chinês

Os pesquisadores Flávia do Amaral Vieira e João Cumarú, da Plataforma CIPÓ, foram ouvidos como fontes na reportagem “Amazônia volta às atenções ao mercado chinês”, do site Liberal Amazon. A matéria aborda a crescente importância do bioma no contexto do mercado chinês e discute os desafios e oportunidades relacionados ao desenvolvimento sustentável da região.

“A relação se caracteriza por uma atuação econômica diversa, desde o investimento em commodities, do comércio ou do agronegócio, e em infraestrutura”, avalia Vieira. “Mas o rápido aumento das exportações brasileiras de produtos primários para a China tem consequências para o desmatamento da Amazônia, que são complexas de quantificar e devem ser interpretadas com cautela”, completa.

Cumarú defende que o Brasil reflita sobre o que, de fato, espera dessa relação, traçando metas e observando outras experiências de cooperação
internacional. “A China é muito pragmática e sabe bem o que quer do Brasil. Então, é importante o Brasil fazer a tarefa de casa e construir uma estratégia de desenvolvimento […] A gente ainda não incorpora tanta tecnologia dos chineses e [é algo que] precisa entrar nessa estratégia”.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts