CIPÓ no Valor: “Ter um olhar social é o que pedimos aos países do G20”

O jornal Valor Econômico da última quarta-feira (3/7) destacou a entrega da Declaração do Diálogo de Convergências T20/C20, construída por 35 organizações, entre elas a Plataforma CIPÓ. Nossa diretora-executiva, Maiara Folly, que compôs a mesa de cerimônia do lançamento do documento, na Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, foi uma das fontes ouvidas.

A preparação da declaração contou com três forças-tarefa e três grupos de trabalho. A CIPÓ co-lidera a FT02 – “Ação Climática Sustentável e Transições Energéticas Justas e Inclusivas” do T20, ao lado do Institute for Sustainable Development and International Relations (IDDRI).

“Ter um olhar social é o que pedimos aos países do G20”, afirmou Folly. Segundo ela, hoje há uma resistência ao avanço da agenda de descarbonização não só por parte de alguns setores econômicos, como o de combustíveis fósseis e agricultura, mas também por parte de parcela da população, sobretudo a afetada por projetos de energias renováveis que geram deslocamentos forçados e mudanças no entorno onde vivem.

Outro aspecto-chave da declaração para um processo de descarbonização em nível global é a ênfase na cooperação internacional, para que os países em desenvolvimento também sejam capazes de produzir tecnologias.

“Da forma como as cadeias produtivas estão organizadas, os países em desenvolvimento costumam ser meramente exportadores de commodities e importadores de produtos de maior valor agregado, como placas fotovoltaicas e carros elétricos. Do nosso ponto de vista, para que o mundo em desenvolvimento consiga se beneficiar dessas oportunidades atreladas à transição, ele também precisa ter condições de acessar tecnologias”, completou a diretora-executiva.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts