Plataforma CIPÓ lança policy brief sobre o papel do G20 na ação climática global

A Plataforma CIPÓ lança no dia 3 de julho, no Rio de Janeiro, durante a Midterm do T20 Brasil, o policy brief “From Commitments to Results: Strengthening the G20’s Role in Promoting Global Climate Action”. De autoria de Alessandra Beber Castilho, Maiara Folly, Marianna Albuquerque e Beatriz Mattos, a publicação examina a atuação do G20 em relação às questões climáticas desde 2008, analisando a incorporação do tema nas declarações dos líderes do grupo e nos trabalhos de três grupos de trabalho dedicados a questões climáticas: Sustainable Finance Working Group (SFWG), Environment and Climate Sustainability Working Group (ECSWG) e Energy Transitions Working Group (ETWG).

O documento de 26 páginas, em inglês, está estruturado em várias seções, incluindo um sumário executivo, uma introdução histórica sobre as promessas climáticas do G20 e análises detalhadas dos grupos de trabalho mencionados. O objetivo principal é identificar avanços e lacunas na capacidade do bloco de promover ações climáticas efetivas.

O policy brief conclui com recomendações sobre como o G20 pode melhorar a eficácia, coordenação e responsabilidade de suas iniciativas climáticas, propondo, entre outras medidas, a criação de um órgão permanente de ação climática no G20 e o alinhamento da agenda climática do grupo com as prioridades da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).

O lançamento ocorre em um momento crucial, pois o G20, um grupo que reúne países responsáveis por 80% das emissões globais de gases de efeito estufa, possui uma função essencial na coordenação de respostas globais à crise climática. A publicação visa fornecer subsídios para que a presidência brasileira do G20 fortaleça os esforços multilaterais no combate às mudanças climáticas e na promoção do desenvolvimento sustentável, alinhando-se ao lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts