Organizações sociais, think tanks e grupos de engajamento lançaram nesta quarta-feira (3/7) a “Declaração Conjunta do Diálogo de Convergências T20/C20” e suas três declarações temáticas, em português e inglês. O evento aconteceu na Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro.
Trata-se de um dos encontros paralelos à Midterm Conference do T20 Brasil, realizada de 1° a 3 de julho, também no Rio. Estiveram presentes lideranças da Secretaria-Geral da Presidência da República, representantes do T20 e do C20, centros de pesquisa, think tanks e jornalistas, entre outros interessados.
O documento é uma união de forças dos Grupos de Trabalho 1, 5 e 7 do C20 (que reúne a sociedade civil) e das Forças Tarefas 2, 3 e 5 do T20 (que reúne os think tanks). A declaração tem três temas como foco: economia, mudanças climáticas e digitalização.
Na agenda econômica, participaram da elaboração BRICS Policy Center e Institute of World Economics and Politics, pelo T20, e Gestos, Latindadd e Institute of Economic Justice, pelo C20.
Na agenda ambiental e climática, estão Plataforma CIPÓ e Institute for Sustainable Development and International Relations (IDDRI), pelo T20, e Observatório do Clima, Engajamundo e Climate Justice Network, pelo C20.
Na agenda digital, por sua vez, fazem parte Data Privacy e Observer Research Foundation (ORF), pelo T20, e Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), Laboratório de Políticas Públicas e Internet (Lapin) e Amrita Technology Business Incubator, pelo C20.
A CIPÓ co-lidera a FT02 – “Ação Climática Sustentável e Transições Energéticas Justas e Inclusivas” do T20, ao lado do IDDRI. Conheça mais sobre as forças tarefas na página do T20. Faça o download dos documentos: