Webinário CIPÓ – O crime organizado e o crime ambiental na Amazônia: reflexões sobre a questão fundiária e a cadeia da madeira

No dia 15 de dezembro de 2022, a partir das 10h (Brasília), a Plataforma CIPÓ promoveu o webinário com tema “O crime organizado e o crime ambiental na Amazônia: reflexões sobre a questão fundiária e a cadeia da madeira“, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da CIPÓ. Na ocasião, foi lançado o Relatório Estratégico intitulado: Crime ambiental e crime organizado: conflitos fundiários e extração ilegal de madeira no Oeste do Pará. As autoras Luísa Falcão e Dra. Renata Albuquerque Ribeiro fizeram a apresentação do relatório, seguido de uma roda de conversa com os seguintes palestrantes convidados:

Imagem: Dra. Herena Neves Mauês

Dra. Herena Neves Maués (Ministério Público do Estado do Pará)

Currículo: Doutora em Gestão Estratégica para Sustentabilidade (PPAD-UNAMA), Pós-Doutoranda em Direitos Fundamentais (Universitá Degli Studi di Mesina), Doutoranda em Ciências – PDSTU (NAEA-UFPA), Mestra em Direitos Humanos, Graduada em Direito, Promotora de Justiça Agrária do Ministério Público do Estado do Pará, Professora das Disciplinas: Direito Administrativo, Direito Agrário e Fundiário, Direito Administrativo, Hermenêutica e Argumentação Jurídica. Autora do livro “Trabalho Escravo como Prática de Gestão.

Imagem: Alcilene Cardoso

Alcilene Cardoso – Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM

Currículo: Advogada, extensionista social e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, vem ao longo dos últimos 26 anos atuando nas questões ambientais, fundiárias e de fortalecimento de organizações sociais na Amazônia com temas voltados a comunidades tradicionais e ribeirinhas, assentamentos, agricultura familiar e cadeias da sociobiodiversidade. Mestre em Ciências da Sociedade com foco em direitos humanos e cidadania ambiental e doutoranda em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento pela UFOPA.

Imagem: Cícero Pedrosa Neto

Cícero Pedrosa Neto – Amazônia Real

Cícero Pedrosa Neto é repórter multimídia e colaborador da agência Amazônia Real desde 2018, atuando em temas relacionados ao meio-ambiente, impactos sociambientais da mineração, populações quilombolas, populações indígenas e conflitos agrários. Em 2019 foi um dos jornalistas premiados com o 41º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humano na categoria multimídia com a série “Sem Direitos: o rosto da exclusão social no Brasil”, um trabalho colaborativo entre mídias digitais independentes: #Colabora, Ponte Jornalismo e Amazônia Real. Foi bolsista do Rainforest Journalism Fund | Pulitzer Center em 2020. É fotógrafo, documentarista, roteirista, podcaster e mestre em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Pará.