CIPÓ na Folha: O que o sistema ONU pode fazer perante a invasão russa?

No dia 28 de fevereiro de 2022, a Diretora Executiva da CIPÓ Adriana Abdenur concedeu entrevista ao jornal Folha de S. Paulo sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia.

Adriana afirmou que “as ações russas enfraquecem os mecanismos de paz da ONU, mas que há uma série de outras medidas que a ONU pode tomar—e já está tomando—em relação à Ucrânia“. Além da pressão política de uma condenação global da invasão russa, as Nações Unidas devem protagonizar a ajuda às vítimas da guerra, ao acionar, por exemplo, mecanismos para lidar com refugiados.

Ainda que existam falhas do sistema das Nações Unidas, é lá que os países-membros estão buscando apoio, porque trata-se de um espaço legítimo universal onde os conflitos podem ser resolvidos, ou, em certas circunstâncias, prevenidos, conclui Adriana.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts