CIPÓ no Jornal O Globo: Indicação do Parque Estadual de Monte Alegre ao World Monuments Watch 2022

No dia 4 de março de 2022, a Plataforma CIPÓ foi citada em reportagem do Jornal O Globo por ocasião da nomeação do Parque Estadual de Monte Alegre, no Pará, ao World Monuments Watch 2022, programa do World Monuments Fund que atribui uma lista de 25 patrimônios naturais ou históricos ameaçados ao redor do mundo.

A indicação ao WMW 2022 foi articulada pela CIPÓ em colaboração com arqueólogos da região amazônica, incluindo Edithe Pereira (Pesquisadora Titular do Museu Paraense Emílio Goeldi) e Claide de Paula Moraes (Professor no programa de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA).

A matéria d’O Globo destaca a importância das pinturas rupestres para a arqueologia brasileira, umas das maiores e mais antigas das Américas, além das as ameaças a estas pinturas, como degradação ambiental e o declínio de visitações ao Parque nos últimos anos devido à falta de incentivos ao turismo na região e aos impactos da pandemia de COVID-19.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts