Policy brief da Blue Smoke lança luz sobre nomeações em órgãos-chave da ONU

A Blue Smoke acaba de lançar o policy brief “Unveiling Inequalities: A spotlight on senior appointments at key UN environment and development bodies”. O documento foi escrito por Júlia Hara Medeiros e Nayifa Nihad, com apoio de Maiara Folly, Marília Closs e Vitória Gonzalez (Plataforma CIPÓ) e Enyseh Teimory (UNA-UK).

Publicado em inglês, o estudo lança luz sobre a história das nomeações de alto escalão de quatro órgãos da ONU que são cruciais para coordenar a ação global para enfrentar os desafios relacionados a mudanças climáticas, desenvolvimento e biodiversidade – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).

A publicação destaca a falta de representação feminina e do Sul Global, e explora como a desigualdade e a sub-representação afetam o funcionamento das organizações. Nesses quatro órgãos, apenas 20% dos líderes seniores são mulheres e, em média, 40% são do Sul Global. Esta dinâmica é especialmente preocupante devido ao impacto desproporcional das mudanças climáticas no Sul Global, sobretudo em mulheres e meninas.

Para enfrentar as mudanças climáticas e outros desafios globais relacionados ao desenvolvimento sustentável, é vital que a ONU seja liderada por líderes seniores nomeados por meio de processos inclusivos, transparentes, democráticos e sujeitos a escrutínio. Com isso em mente, o policy brief traz recomendações concretas para fortalecer as nomeações de alto escalão nas entidades analisadas, tornando-as mais representativas das pessoas mais afetadas pelos mandatos que elas abrangem e, ao fazer isso, tornando o trabalho da ONU em questões de clima e desenvolvimento mais efetivo.

A Blue Smoke é uma iniciativa lançada em 2022 com o objetivo de lançar luz sobre as eleições e nomeações para cargos de alto escalão na Organização das Nações Unidas. A Blue Smoke, cujo grupo de trabalho é composto por United Nations Association UK (UNA-UK), Strategy for Humanity e Plataforma CIPÓ, conduz atividades de pesquisa, advocacy e comunicação para alcançar o objetivo de garantir que as nomeações para cargos sênior, políticos e públicos na ONU sejam inclusivas, democráticas, baseadas no mérito, transparentes e sujeitas a escrutínio, o que é essencial para a credibilidade, a eficácia e a qualidade do mandato das entidades que compõem o sistema ONU e da própria ONU.
– Para saber mais sobre a Blue Smoke, acesse https://bluesmoke.blog/
– Para assinar a newsletter mensal da Blue Smoke, clique aqui.

Imagem da Capa: Obra de arte ativista de 10 metros de altura intitulada ‘Feche a torneira do plástico’, do artista canadense Benjamin von Wong, em exibição na sede do PNUMA em Nairóbi, no Quênia. Foto: © Cyril Villemain/PNUMA