CIPÓ no Le Monde – “Frente à possibilidade de a COP28 fracassar, o Brasil pode e deve ajudar a salvá-la”

Em artigo no Le Monde Diplomatique Brasil, a pesquisadora Marília Closs, da Plataforma CIPÓ, afirma que a 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP28, com início em 30 de novembro, em Dubai, é fundamental para a sobrevivência da humanidade.

“As mudanças do clima já são responsáveis por eventos climáticos extremos, pela degradação das condições de subsistência e pela perda de vidas em todo o planeta – e as COPs do clima são as principais negociações para que metas comuns sejam traçadas, a fim de evitar o ponto de não-retorno”, afirma.

No entanto, segundo ela, há uma possibilidade de a COP28 fracassar – ou seja, de a negociação não chegar aos resultados necessários ou mesmo de não haver consenso entre as partes para a aprovação de um documento final robusto.

“Essa possibilidade de fracasso do processo se dá por diversas razões. Algumas delas são externas ao processo de negociação climática: estamos vivenciando um cenário geopolítico complexo, em que diversas guerras agravam a conjuntura”, comenta.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts