Publicação da CIPÓ destrincha o que é e como funciona o G20 – faça o download

No momento em que o Brasil assume a presidência do G20, em dezembro de 2023, a Plataforma CIPÓ lança uma publicação que destrincha o que é e como funciona o bloco, formado por algumas das principais economias do planeta. O policy note “G20: estrutura e oportunidades para a participação da sociedade civil brasileira” já está disponível para download no nosso site.

O documento foi produzido em parceria com o Comitê Organizador do T20, formado por Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI).

Em 20 páginas, ele traz um organograma, infográficos e tabelas, com o objetivo de ampliar o conhecimento público sobre o tema, bem como os mecanismos para diálogo e incidência sobre as decisões do grupo.

O G20 tem como propósito coordenar ações globais em questões econômicas, financeiras e relativas ao desenvolvimento sustentável, incluindo também uma série de temas com repercussões sobre essas três áreas, como mudanças climáticas, crises de saúde globais e transformação digital.

Até novembro de 2024, quando ocorrerá a Cúpula de chefes de Estado e de governo do G20, no Rio de Janeiro, diferentes cidades brasileiras serão palco de mais de uma centena de reuniões oficiais envolvendo ministros, diplomatas, organizações internacionais e autoridades dos membros que compõem o bloco. Essas reuniões em solo brasileiro poderão resultar em decisões que irão impactar a vida de pessoas em todas as partes do planeta.

Diante disso, a CIPÓ considera fundamental que a sociedade brasileira, incluindo movimentos sociais, organizações não governamentais (ONGs), institutos de pesquisa, academia, setor privado, parlamentares, entes da federação (como municípios), entre outros atores identifiquem maneiras de debater e incidir sobre a agenda de trabalho do G20.

Para que isso seja possível, é necessário, em primeiro lugar, aprofundar a compreensão dessa ampla gama de atores sobre o G20, sua estrutura, modo de funcionamento e temas prioritários, com destaque para oportunidades e canais existentes de participação social.

Assim, a primeira seção do policy note fornece um breve panorama do histórico, das temáticas abordadas e da estrutura organizacional do G20. A segunda apresenta oportunidades e mecanismos para participação social no âmbito do bloco, com ênfase nos seus grupos de engajamento e, em especial, no Civil20 (C20) e no Think20 (T20). Por fim, são apresentadas breves considerações finais.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts