Os riscos das armas autônomas: CIPÓ no jornal O Globo

No dia 15 de Maio de 2022, o jornal O Globo entrevistou o Embaixador brasileiro Flávio Damico, hoje à frente de um Grupo de Peritos Governamentais que discute a necessidade de regulação de armas autônomas no âmbito das Nações Unidas. O Brasil defende, junto a outras nações em desenvolvimento, a necessidade de regular a utilização de drones e sistemas de armamentos autônomos que poderiam cometer graves violações dos direitos humanos.

A Diretora de Programas da CIPÓ, Maiara Folly, também foi entrevistada pelo Jornal O Globo e destacou que a sociedade civil precisa estar envolvida na pressão para impor regras e eventualmente banir as armas autônomas.

“Conflitos armados já são marcados por um alto grau de impunidade, inclusive quando se faz uso intensivo de novas tecnologias. Por exemplo, dificilmente o emprego equivocado de drones resulta em punição aos que autorizam os ataques, mesmo quando há um grande número de vítimas — aponta Maiara Folly. — Com armamentos operando com crescente grau de autonomia, é cada vez mais difícil atribuir responsabilidades a indivíduos específicos. Isso pode fazer com que a impunidade por atos de uso desproporcional de violência se torne ainda maior.”

A Plataforma CIPÓ é membro da Campanha para Parar Robôs Assassinos (Stop Killer Robots).

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts