Blue Smoke lança relatório sobre prática de “ringfencing” na ONU

A iniciativa Blue Smoke lançou, no dia 22 de maio, em colaboração com a Plataforma CIPÓ, o relatório “Ringfencing and the General Assembly.” O documento analisa o histórico da ação da Assembleia Geral em relação ao problema associado aos monopólios estabelecidos sobre alguns dos principais cargos de liderança das Nações Unidas (ONU).

A publicação expõe como o “ringfencing”, a prática contínua de nomear indivíduos de países específicos para cargos específicos, prejudica a credibilidade e eficácia da ONU, além de ser uma clara violação das disposições gerais da Carta da ONU e de decisões prévias da Assembleia Geral.

Desde 1980, mais de 15 resoluções da ONU pedem o fim do ringfencing. A avaliação é de que secretários-gerais sucessivos têm reservado cargos para pessoas poderosas, frequentemente homens poderosos, o que contraria os princípios de igualdade e de justiça.

Conforme aponta estudo, você precisa ser dos Estados Unidos para conseguir o cargo de diretor do prestigioso Departamento de Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz; você precisa ser chinês para liderar o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, britânico para conseguir o cargo de Chefe dos Assuntos Humanitários, russo para o Escritório de Contraterrorismo e francês para comandar o Departamento de Operações de Paz da ONU.

O relatório oferece recomendações de como os Estados-membros podem agir para mudar esse panorama, a luz das negociações em andamento da resolução do Grupo de Trabalho Ad Hoc da Assembleia Geral sobre o tema.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts