No Valor, CIPÓ comenta consensos e divergências da Cúpula da Amazônia

A pesquisadora sênior da Plataforma CIPÓ Flávia do Amaral Vieira é uma das fontes da reportagem “Cenário favorece superação de divergências na Cúpula da Amazônia”, publicada pelo Valor. Natural de Belém, ela representou a organização nos Diálogos Amazônicos, ao lado da diretora de programas, Mariana Rondon.

“A Amazônia é considerada o maior sumidouro de carbono do mundo. Isto confere aos países detentores do bioma um poder de barganha significativo nas negociações internacionais sobre clima e desenvolvimento”, avaliou Vieira.

Segundo ela, criar um acordo deve ser fácil – difícil será a implementação. Entre os principais problemas em comum na região estão fragilidades na implementação de políticas públicas e no enfrentamento ao avanço da criminalidade, especialmente os ambientais, tais como garimpo ilegal e extração ilegal de madeira, além do narcotráfico.

“É muito provável que os representantes reunidos discutam o fomento e o compartilhamento de tecnologias e sistemas de rastreabilidade de produtos, de monitoramento dos territórios via satélite, e de promoção da devida diligência às cadeias de produção de bens e recursos”, afirmou.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts