CIPÓ participa de encontro sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Juventude

No dia 20 de maio, a CIPÓ, representada pela pesquisadora Luísa Falcão, participou do encontro semanal do IYD Brasil, um movimento organizado por jovens para promover a realização de atividades de impacto no Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), criado pela ONU.

O evento tinha como objetivo central apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e demonstrar como é possível relacioná-los às ações por diferente parceiros em ocasião do Dia da Juventude. O evento contou com a participação de mais de 80 pessoas.

Luísa enfatizou que a atuação da CIPÓ em relação aos ODS se dá, primordialmente, por meio de três objetivos: ODS 5 – Igualdade de Gênero, já que além de incorporar uma perspectiva de gênero em todas as suas atividades, a CIPÓ é liderada por duas mulheres e 2/3 da equipe é composta por mulheres; ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, considerando que um dos eixos centrais de pesquisa e advocacy envolve o tema de mudanças climáticas, especialmente por meio de investigações sobre crimes ambientais e migrantes climáticos; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, uma vez que a CIPÓ promove maior inclusividade, efetividade e legitimidade na governança global e em mecanismos regionais.