Direto de Bonn, CIPÓ acompanha discussões pré-COP

A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, está em Bonn, na Alemanha, onde acontece, de 3 a 13 de junho, o 60º encontro dos órgãos subsidiários (SB60) da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças do Clima (UNFCCC). O evento é considerado uma pré-COP29, uma vez que tem como objetivo preparar o terreno para as decisões que serão tomadas em novembro em Baku, no Azerbaijão. O item principal da agenda, e motivo de embates entre países ricos e pobres, é o futuro do financiamento climático.

Folly participou de uma série de eventos e reuniões. Ela acompanhou sessões do programa de trabalho sobre a Nova Meta Coletiva Quantificada de Financiamento Climático e as negociações do Programa de Trabalho de Transição Justa, além de ter participado da Consulta com a Presidência da COP29 sobre a visão e os objetivos do encontro em Baku. Nesse último caso, houve intervenção do Brasil, reforçando o apoio à presidência da COP29 e a disposição de trabalhar junto para o sucesso da conferência, abrindo caminho para uma COP30, em Belém, bem sucedida. 

Folly também esteve na reunião com negociadoras brasileiras do tema de adaptação climática, na reunião com negociadores brasileiros do Programa de Trabalho de Transição Justa e em almoço de trabalho com representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima sobre o Plano Clima e a nova NDC brasileira. 

No último sábado (08/09), ela foi uma das palestrantes do evento “Promovendo Transições Justas em Políticas de Adaptação, Mitigação e Comércio”, co-organizado pela CIPÓ. Participaram também representantes do Estado Independente de Papua Nova Guiné, do Climate Strategies, do Instituto de Meio Ambiente de Estocolmo, da União Europeia e da UNCTAD. A diretora-executiva da CIPÓ destacou a necessidade de uma maior ênfase nos meios de implementação para garantir transições justas em escala global.

Nas redes sociais da CIPÓ, ela traz alguns bastidores das discussões em Bonn.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts