CIPÓ marca presença na exibição do documentário “O chamado do cacique”

O pesquisador Nycolas Candido representou a Plataforma CIPÓ na última quinta-feira (06/06) no evento de exibição do documentário “O chamado do cacique: herança, terra e futuro”, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O encontro foi organizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e pelo Instituto Raoni, como parte da SEMEIA, a Semana de Meio Ambiente do museu.

Na ocasião, Candido se encontrou com o próprio Raoni, chefe do povo indígena Mebêngôkre (Kayapó), que destacou a importância da união para o aprendizado. Na roda de conversa, o cacique pediu que nós, não indígenas, tenhamos zelo e respeito pelas culturas da floresta, para que os conhecimentos de hoje possam ser acolhidos pelos mais jovens e transmitidos às gerações futuras. “Isso é tudo o que peço a vocês”, afirmou.

Também compuseram a mesa a liderança Beptuk Metuktire, que é neto de Raoni; o diretor do filme, Lucas Ramos; e o diretor-executivo do IPAM, André Guimarães.

O documentário registrou as conexões criadas a partir do chamado feito por Raoni no ano passado, durante um evento na aldeia Piaraçú (MT), localizada às margens do Rio Xingu. Ele foi produzido pelo projeto Amazoniar, do IPAM, em parceria com o Instituto Raoni, e celebra a jornada do cacique em defesa dos direitos humanos, destacando a oportunidade de diálogo entre os povos indígenas e não indígenas.

A obra também ilustra histórias pessoais que revelam a importância dos povos originários e trata das ameaças aos seus direitos e cultura. Além disso, aborda a transição para uma nova geração de líderes e o surgimento de lideranças femininas indígenas.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts