Em Bonn, evento discute caminhos para ação climática ambiciosa

A diretora-executiva da Plataforma CIPÓ, Maiara Folly, é uma das palestrantes confirmadas no evento “Promovendo Transições Justas em Políticas de Adaptação, Mitigação e Comércio”, que acontece no próximo sábado (08/06), em Bonn, na Alemanha. Participam também representantes do Estado Independente de Papua Nova Guiné, do Climate Strategies e do Instituto de Meio Ambiente de Estocolmo.

O encontro, co-organizado pela CIPÓ, é presencial e faz parte do programa oficial da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) na Bonn Climate Change Conference (Conferência do Clima de Bonn). O objetivo é demonstrar que uma abordagem integrada para transições justas pode fomentar uma ação climática ambiciosa.

A premissa central do evento é que a multiplicação das políticas de comércio climático deve promover um sistema de comércio internacional que impulsione o desenvolvimento sustentável, aumente a equidade e fortaleça a resiliência, garantindo que a transição para um sistema comercial centrado no clima seja justa.

O pano de fundo deste debate está no resultado do primeiro Global Stocktake, que reconheceu a importância de um sistema de comércio internacional aberto para permitir uma ação climática ambiciosa. As transições justas, que destacam a participação e a colaboração, fornecem uma estrutura útil para garantir que novas políticas comerciais acelerem a ação climática, apoiem o desenvolvimento sustentável coletivo e construam resiliência justa.

Nos últimos anos, as interseções entre mitigação das mudanças climáticas, adaptação e políticas comerciais se intensificaram, contribuindo para objetivos climáticos. Contudo, à medida países nações aumentam suas ambições climáticas e comerciais, os impactos dessas iniciativas são sentidos além de suas fronteiras, exacerbando vulnerabilidades existentes em nações em desenvolvimento e impactando a capacidade de adaptação e descarbonização desses países.

Plataforma CIPÓhttp://plataformacipo.org/