Clima e Geopolítica: a CIPÓ participa do Fórum de Doha, no Catar

Em março de 2022, a Plataforma CIPÓ debateu mudanças climáticas e geopolítica no Fórum de Doha, no Catar. A edição deste ano do fórum político, que teve dois dias de duração, recebeu mais de 200 líderes para debater algumas das questões mais desafiadoras do mundo. Em especial, os palestrantes debateram o tema principal do fórum: “Transformando para uma Nova Era”. O foco principal foi em quatro áreas-chave: Alianças Geopolíticas e Relações Internacionais; o Sistema Financeiro e o Desenvolvimento Econômico; Defesa, Cibersegurança e Segurança Alimentar; e Mudanças Climáticas e Sustentabilidade.

A CIPÓ participou do workshop “Uma agenda para a governança climática“, organizado pelo Fórum de Doha, Stimson Center, Climate Governance Commission e Global Governance Innovation Network (GGIN), da qual a CIPÓ é membro fundador. O debate explorou questões como:
● Quais são as principais dimensões de uma Agenda de Recuperação Ampla e Verde que também pode servir para avançar os objetivos do Acordo de Paris, incluindo esforços para aumentar continuamente a ambição das Contribuições Nacionalmente Determinadas associadas ao acordo?
● Quão eficaz é a comunidade internacional, inclusive por meio de órgãos globais como a ONU, G20, OMC, Banco Mundial e FMI, em se unir de maneira decisiva e coerente para mitigar os efeitos mais agudos da rise climática e da COVID-19 — a curto, médio e longo prazo?
● Quais mudanças institucionais, legais e normativas são necessárias para melhorar a governança climática de forma a evitar que excedamos a meta de aumento de temperatura de 1,5℃ além dos níveis pré-industriais (o que implica que a comunidade internacional deve emitir 45% menos dióxido de carbono do que os níveis de 2010 até 2030 — e, em seguida, atingir emissões líquidas zero até 2050)?

Lista de Palestrantes:

  • Maja Groff, Coordenadora da Comissão de Governança Climática
  • Dr. Arunabha Ghosh, Fundador e CEO do Conselho de Energia, Meio Ambiente e Água e Membro da Comissão de Governança Climática
  • Dr. Adriana Abdenur, Co-fundadora e Diretora-Executiva da Plataforma CIPÓ e Membro da Comissão de Governança Climática
  • Wanjira Mathai, Vice-Presidente e Diretora Regional para África do World Resources Institute e Membro da Comissão de Governação Climática
  • Dr. Magnus Jiborn, Diretor de Pesquisa, Global Challenges Foundation
  • Mary Robinson, Presidente do The Elders e ex-presidente da Irlanda e enviada especial da ONU para as mudanças climáticas
  • Ambassador Bader Omar Al-Dafa, Enviado Especial para Mudanças Climáticas e Sustentabilidade do Estado do Catar
Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts