Podcast Shūmiàn 书面: “A China na América Latina – meio ambiente e geopolítica”

No dia 10 de dezembro de 2021, a Diretora Executiva da CIPÓ, Adriana Abdenur, participou do podcast da Shūmiàn 书面, uma plataforma sobre China e América Latina. O podcast tratou de temas como a contribuição do investimento chinês no desenvolvimento econômico e sustentável na América Latina e o papel da sociedade civil na contenção de danos ambientais associados aos investimentos chineses na Amazônia e no Cerrado brasileiro.

O tema central do podcast baseou-se no artigo publicado em inglês pela Carnegie Endowment for International Peace de autoria de Adriana Abdenur, Maiara Folly (Plataforma CIPÓ) e Maurício Santoro (UERJ), intitulado “What Railway Deals Taught Chinese and Brazilians in the Amazon“. O estudo aborda os potenciais impactos socioambientais da Ferrovia Ferrogrão, que atravessaria partes da Amazônia e do Cerrado.