Ampliando Vozes fase 2 – Racismo ambiental e a crise hídrica no Rio de Janeiro: Parceria CIPÓ-LabJaca

A insegurança hídrica é uma das vertentes do racismo climático e ambiental no Brasil. A Plataforma CIPÓ e o LabJaca, um laboratório de dados e narrativas sobre favelas e periferias com sede no Rio de Janeiro, são parceiros no Projeto “Ampliando Vozes fase 2: o racismo ambiental/climático e a crise hídrica no Rio de Janeiro”. Através do projeto, a CIPÓ e o LabJaca estão elaborando conteúdos audiovisuais sobre esse tema urgente. Na semana do #DiaMundialDaÁgua e da #GrevePeloClima, iniciamos uma série de vídeos que irão tratar sobre uma das dimensões do racismo climático e ambiental: a crise hídrica. O primeiro vídeo já está no ar no Instagram, Twitter e YouTube, contamos com o seu engajamento!

O objetivo central do projeto é promover a justiça ambiental e climática ao chamar atenção para a necessidade do  fortalecimento da segurança hídrica de moradores de espaços urbanos do Rio de Janeiro. Para isso, o projeto promove o acesso à informação, transparência, participação e pesquisa acessível sobre a insegurança hídrica nas favelas do Rio de Janeiro, incluindo seus impactos sobre a saúde e bem-estar humano. O projeto também dá visibilidade a iniciativas locais voltadas à garantia de segurança hídrica, apontando caminhos para incentivar o engajamento local na denúncia dos fatores por trás da insegurança hídrica e na demanda por soluções por parte de autoridades estatais.

A CIPÓ e o LabJaca são parceiros desde 2021, no Projeto Ampliando vozes: combatendo o racismo ambiental e climático em espaços urbanos, também apoiado pela Fundação Heinrich Böll.

https://twitter.com/PlataformaCIPO/status/1507354091483242509

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts