Parceria CIPÓ e LabJaca: Ampliando vozes: combatendo o racismo ambiental e climático em espaços urbanos (vídeo 1)

A Plataforma CIPÓ e o LabJaca, um laboratório de dados e narrativas sobre favelas e periferias com sede no Rio de Janeiro, são parceiros no Projeto Ampliando vozes: combatendo o racismo ambiental e climático em espaços urbanos, apoiado pela Fundação Heinrich Böll.

Através do projeto, a CIPÓ e o LabJaca estão elaborando conteúdos audiovisuais sobre esse tema urgente. O primeiro vídeo já está no ar e convida para a seguinte reflexão: você sabe como o racismo ambiental e climático afeta as comunidades urbanas?

O foco do projeto é a favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A comunidade, de cerca de 40.000 habitantes, é afetada por dinâmicas de racismo ambiental/climático, que se refletem, por exemplo, na falta de acesso à água potável e saneamento básico e também pelos custos econômicos, humanos e sociais de recorrentes enchentes.

Os próximos vídeos da série trarão visibilidade a dados e pesquisas existentes, ao mesmo tempo que irão amplificar vozes, experiências e demandas locais ao incorporarem depoimentos de moradores de zonas afetadas pelas mudanças climáticas e/ou degradação ambiental no Rio de Janeiro

Continue acompanhando as redes da CIPÓ e do LabJaca para saber mais.