A CIPÓ e mais de 230 organizações da sociedade civil e movimentos sociais se juntaram a um grupo de cerca de 40 artistas para o Ato pela Terra, que ocorrerá em Brasília nesta quarta-feira (9/03), a partir das 15h, em frente ao Congresso Nacional. É a primeira vez que um conjunto tão diverso de atores da sociedade civil realiza um ato dessa dimensão em torno da pauta socioambiental.
O protesto é contra o Pacote da Destruição, um conjunto de projetos de lei em tramitação no Congresso que, se aprovados podem anistiar a grilagem de terras públicas, extinguir na prática o licenciamento ambiental, incentivar o desmatamento e aumentar o esbulho sobre as terras indígenas.
“Exigimos que os projetos de lei que afetam negativamente o ambiente, o clima e os direitos humanos não sejam aprovados. Os parlamentares devem garantir que nenhuma proposta seja colocada em votação até que esteja alinhada com o que diz a ciência, com as demandas e necessidades das populações tradicionais e do campo e à luz da emergência climática que vivemos,” demandam as organizações.