CIPÓ e coalizão de ONGs pedem ao primeiro-ministro do Reino Unido que atue contra o desmatamento na Amazônia

Diante de níveis recorde de desmatamento e queimadas na Amazônia, a Plataforma CIPÓ, junto com uma coalizão de ONGs, povos indígenas, cientistas e acadêmicos, pede que o Primeiro Ministro do Reino Unido, Boris Johnson, atue para ajudar a combater o desmatamento na região.

O Congresso Nacional brasileiro está em processo de análise do Projeto de Lei nº. 2633/20, que legalizaria a grilagem de terras na Amazônia. A medida teria implicações terríveis para os povos indígenas e comunidades locais da Amazônia e também para os esforços globais para evitar as mudanças climáticas. O governo do Reino Unido tem uma oportunidade única de agir para reduzir esses impactos no âmbito de seu Projeto de Lei para o meio ambiente (Environmental Bill).

A nossa carta, enviada ao Primeiro Ministro no Dia Mundial da Amazônia (5 de Setembro) deixa claro que o Projeto de Lei, em seu formato atual, não é suficiente para garantir a proteção do bioma amazônico. Diante disso, recomendamos cinco mudanças para fortalecer o Projeto de Lei britânico, que deve:

• Garantir que as cadeias de suprimento de commodities advindas de áreas de florestas em risco com destino ao Reino Unido não contribuam para qualquer forma de desmatamento – e não apenas desmatamento que é definido como ilegal pelas leis dos países produtores;
  • Abordar a relação entre os investimentos do Reino Unido e o desmatamento
  • Garantir que as empresas do Reino Unido ajam em respeito aos direitos dos povos indígenas e de comunidades locais, conforme estabelecido em legislação internacional;
  • Fortalecer mecanismos de monitoramento e avaliação para garantir que mecanismos de devida diligência (due diligente) sejam aplicados e aprimorados progressivamente;
  • Adotar um requisito para introdução de uma meta que vise reduzir significativamente o impacto ambiental global do consumo e produção do Reino Unido até 2030.