A Plataforma CIPÓ esteve hoje (16/5) no evento “Diálogos de Convergência T20-C20”, promovido pelo BRICS Policy Center, no Rio de Janeiro. O encontro faz parte de um esforço continuado de promover diálogo e fomentar sinergias entre os grupos de engajamento de think tanks (T20) e sociedade civil (C20) do G20.
A diretora de programas, Mariana Rondon, a coordenadora de pesquisa, Beatriz Mattos, a pesquisadora plena Vitória Gonzalez e o pesquisador junior Vinicius Lopes representaram a Força Tarefa 2 do T20 – Força-Tarefa 02 – “Ação Climática Sustentável e Transições Energéticas Justas e Inclusivas – co-liderada pela CIPÓ e pelo IDDRI, organização francesa.
As sinergias entre a Força Tarefa 2 do T20 e o Grupo de Trabalho 3 do C20 – “Meio Ambiente, Justiça Climática e Transição Energética Justa” – giram em torno de 4 eixos temáticos: transição energética justa, ambição climática, justiça climática e financiamento climático.
A agenda do dia foi dividida em diálogos bilaterais sobre três agendas temáticas específicas (reforma da arquitetura financeira, meio ambiente e ação climática, e digitalização e tecnologia) entre forças tarefas do T20 e grupos de trabalho do C20, uma plenária geral para apresentação das recomendações, e uma sessão final para pensar a declaração conjunta dos dois grupos de engajamento, sua comunicação estratégica e os próximos passos.
A CIPÓ segue comprometida com o avanço das discussões sobre ação climática e justiça socioambiental!