Em 22 de abril, a CIPÓ participou da Cúpula do Clima da revista Foreign Policy. O evento, que reuniu altos funcionários de governos, lideranças setoriais e especialistas, foi promovido pela revista para destacar estratégias e inovações para soluções viáveis e intersetoriais para atender às metas climáticas urgentes. Que lições podemos tirar da pandemia? Como mobilizar a ação global contra a COVID-19 nas respostas às mudanças climáticas?
A Diretora Executiva da CIPÓ, Adriana Erthal Abdenur, falou no painel “Promovendo uma Transição Justa – Garantindo que comunidades marginalizadas tenham um assento à mesa“, moderado pela Dra. Mayesha Alam (Vice-Presidente de Pesquisa da Foreign Policy Analytics). Abdenur concentrou-se na necessidade de abordagens do Sul Global para as Transições Justas, aproveitando o trabalho da CIPÓ na promoção de cadeias de commodities livres de desmatamento ilegal e outros crimes ambientais na Amazônia brasileira. Ressaltou também a necessidade de medidas de prevenção de seus impactos prejudiciais sobre indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais da região, bem como trabalhadores de forma mais ampla.
Outros palestrantes da Cúpula incluíram:
- Jacinda Ardern, Primeira-ministra da Nova Zelândia
- Carlos Alvarado Quesada, Presidente da Costa Rica
- John Kerry, Enviado presidencial dos EUA para o clima
- Ban Ki-moon, Ex-Secretário-Geral das Nações Unidas
- Sadiq Khan, Prefeito de Londres e Presidente da rede C40 Cidades
- Mary Robinson, Ex-Presidente da Irlanda e Presidente do The Elders
- Sameh Shoukry, Ministro das Relações Exteriores do Egito e Presidente Designado da COP27
- Inger Andersen, Subsecretária-Geral das Nações Unidas e Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
- Nudhara Yusuf, Facilitadora da Rede de Inovação em Governança Global (GGIN)