Justiça climática em pauta. Representantes do governo e da sociedade civil se reuniram na última terça-feira (07/05) na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em Brasília, para debater a importância do engajamento do Poder Legislativo em fóruns globais chave, como o G20.
O seminário “O Parlamento Brasileiro e as Agendas Ambientais no G20” foi organizado pelo GT Clima da Frente Parlamentar Ambientalista, coordenado pela deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ), e pela Plataforma CIPÓ. A diretora-executiva da CIPÓ, Maiara Folly, compôs a mesa.
Os objetivos da atividade foram incentivar o diálogo e a atuação dos parlamentares brasileiros nas áreas de clima e desenvolvimento sustentável; fortalecer essas agendas no Grupo dos Vinte, que reúne as maiores economias do mundo, com ênfase nas prioridades dos países e sociedades do Sul Global; e fomentar o diálogo entre a sociedade civil, o Legislativo e demais tomadores de decisão.
A CIPÓ integra o GT Clima da frente, ao lado do Instituto Clima de Eleição, e é também membro do T20, grupo de engajamento do G20 que reúne thinks tanks e centros de pesquisa. A organização co-lidera a Força-Tarefa 02 – “Ação Climática Sustentável e Transições Energéticas Justas e Inclusivas”, ao lado do Institute for Sustainable Development and International Relations (IDDRI).