ONU: Diretora Executiva da CIPÓ é eleita para diretoria do ACUNS

A Diretora Executiva da CIPÓ, Adriana Abdenur, foi eleita como integrante do Conselho de Diretores do Conselho Acadêmico do Sistema das Nações Unidas (ACUNS). A votação ocorreu virtualmente e o resultado foi confirmado em Genebra, na Suíça,  no dia 23 de junho, durante o encontro anual do ACUNS. O mandato tem a duração de 4 anos.

A participação no Conselho é um importante passo para a acessibilidade de pesquisadores e iniciativas brasileiras na elaboração de estratégias de fortalecimento e reformulação do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para Abdenur, essa será uma oportunidade de estreitar os laços entre produção acadêmica e elaboração de políticas: “Estou muito honrada por fazer parte do Conselho e ansiosa para trabalhar para fortalecer a associação e aumentar o papel dos estudiosos do Sul Global em pesquisas e debates políticos sobre as Nações Unidas e, mais amplamente, a governança global”, afirma.

Sobre o ACUNS

O Conselho Acadêmico do Sistema das Nações Unidas (ACUNS) reune pesquisadores e pensadores que trabalham o tema ONU, a fim de melhor entender e abordar as questões globais mais urgentes do nosso tempo – não apenas o desenvolvimento e a guerra, mas também as mudanças climáticas, as pandemias, as novas tecnologias, o desarmamento, a migração e o deslocamento forçado, a desigualdade, e a intolerância e extremismo, entre outros fatores que ameaçam o bem-estar global.

Como esses desafios perpassam as fronteiras, nenhum Estado conseguirá combatê-los sozinho. As soluções para melhorar a condição humana só serão avançadas por meio de análises baseadas em evidências, acordos jurídicos internacionais e ações multilaterais.

A origem do Conselho

A ACUNS foi fundada em 1987 por um grupo de estudiosos em Dartmouth College, em Hanover, New Hampshire, EUA. Eles imaginaram uma associação profissional que reuniria estudantes, acadêmicos, conselheiros, profissionais e formuladores de políticas, representando uma ampla gama de disciplinas e setores, com foco na análise baseada em evidências do sistema das Nações Unidas.

Desde então, cinco instituições de ensino superior sediaram o ACUNS. Em 2020, o ACUNS tornou-se uma organização independente sem fins lucrativos, fornecendo uma base durável para o desenvolvimento futuro. Hoje, ACUNS é uma rede global de indivíduos de todos os continentes e de instituições relevantes ao estudo do sistema ONU.