CIPÓ participa de debate sobre a China e o Direito ao Desenvolvimento nas Nações Unidas

O que é o Direito ao Desenvolvimento, e qual o papel da China nesse debate no contexto das Nações Unidas? Por que a lacuna Norte-Sul persiste em torno do tema? Qual a relevância dessa discussão sobre o desenvolvimento inclusivo e sustentável para o Brasil? No dia 5 de junho, a Diretora Executiva da Plataforma CIPÓ, Adriana Erthal Abdenur, participou de debate organizado pelo ObservaChina sobre o papel da China nas Nações Unidas, inclusive no pilar de Direitos Humanos.

Contexto: a resolução 41/19 do Conselho de Direitos Humanos da ONU reconhece que o desenvolvimento contribui para o processo de promoção e proteção dos direitos humanos. O desenvolvimento é a base para a melhoria dos padrões de vida e do bem-estar da população de cada Estado e, portanto, contribui para a realização de todos os direitos humanos. O desenvolvimento e a realização dos direitos humanos e das liberdades fundamentais são interdependentes e reforçam-se mutuamente. A cooperação internacional tem um papel essencial na definição de nosso futuro comum, particularmente ajudando os países em desenvolvimento a promover o desenvolvimento sustentável e eliminar obstáculos ao desenvolvimento. É fundamental, portanto, continuar os esforços para promover a cooperação internacional para o desenvolvimento. Esses esforços devem incluir a cooperação para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com destaque para a erradicação da pobreza em todos os lugares de uma maneira que não se deixe ninguém para trás. (UN OHRHR)

O Projeto Fenxi 分析, da CIPÓ, analisa o papel da China na América Latina e na governança global.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts