Código Imoral: CIPÓ e LabJaca exibem documentário e promovem debate sobre riscos das armas autônomas letais

A Plataforma CIPÓ e o laboratório de pesquisa LabJaca exibiram no dia 28 de julho, às 19h, na Biblioteca Parque de Manguinhos, o documentário “Código Imoral,” que abordou os perigos das armas autônomas letais. A sessão foi gratuita e aberta a todos. A biblioteca era localizada na Avenida Dom Helder Câmara, 1184, na cidade do Rio de Janeiro. 

“Código Imoral” é um documentário produzido pela campanha Stop Killer Robots [Parem os robôs assassinos] e contempla os impactos de um cenário no qual máquinas teriam o poder de decidir sobre quem matar ou o que destruir. O filme busca provocar as seguintes reflexões: existem situações em que é moralmente aceitável retirar uma vida humana? Sistemas computacionais saberiam fazer esse julgamento de maneira adequada?

A exibição do documentário foi acompanhada de um debate liderado por especialistas nas áreas de inteligência artificial, direitos humanos e segurança pública. No centro do debate estiveram as violações (atuais e potenciais) provocadas pelo uso em atividades de segurança de recursos baseados em inteligência artificial, reconhecimento facial e de voz, inclusive os riscos associados à incorporação dessas tecnologias em sistemas de armamentos autônomos. 

Também foram abordadas as ameaças desproporcionais que a adoção desse tipo de tecnologia por órgãos de segurança pública representam para grupos historicamente marginalizados e residentes de locais já marcados por violações associadas à adoção de tecnologias, como a favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.

Essa problemática foi tema de artigo recente, publicado pelo jornal Le Monde, também de autoria da CIPÓ e do LabJaca. 

Debatedores:

Pablo Nunes, coordenador adjunto do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC).

Carlos Nhanga, coordenador regional do Instituto Fogo Cruzado no Rio e editor na Corre! Mídia.

Pâmela Carvalho, coordenadora na Redes da Maré e fundadora do Quilombo Etu.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts