Falhas na manutenção da paz da ONU e as lições aprendidas 

O que os atores beligerantes aprendem com as falhas de manutenção da paz da ONU? Esse foi o fio condutor de um painel promovido pelo Conselho de Administração do Sistema das Nações Unidas (ACUNS). O evento que teve como uma das painelistas a diretora executiva da CIPÓ, Adriana Abdenur,  aconteceu no dia 25 de junho e fez parte da programação da reunião anual do ACUNS, ocorrido entre os dias 23 e 25 de junho em Genebra, na Suíça. 

O objetivo do painel era discutir como as partes interessadas (stakeholders) em contextos de conflito armado avaliam os riscos e benefícios de se engajar nos processos de paz da ONU.

A discussão girou em torno da recente publicação do livro “Incredible Commitments: How UN Peacekeeping Failures Shape Peace Processes” [Compromissos incríveis: como as falhas de manutenção da paz da ONU influenciam os processos de paz], de Anjali Kaushlesh Dayal, da Fordham University.

Os palestrantes também abordaram o contexto em mudança das operações de paz, incluindo a mudança da geopolítica (incluindo a guerra na Ucrânia) e a crise do multilateralismo.

Palestrantes:

Mona Ali Khalil / MAK Law International (Áustria)

John Karlsrud / The Norwegian Institute of International Affairs (Noruega)

Adriana Abdenur / Plataforma CIPÓ (Brasil)

Yvan Yenda Ilunga / Central State University (EUA)

Saiba mais sobre Operações Internacionais

Interessados em temas relacionados a operações internacionais para paz, podem também pesquisar os trabalhos desenvolvidos pelo Effectiveness of Peace Operations Network (EPON) [Rede de Operações de Eficácia da Paz], da qual a CIPÓ é membro. A rede visa aumentar a eficácia das operações internacionais de paz, permitindo e apoiando a pesquisa colaborativa. 

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts