CIPÓ fala sobre clima e refúgio no evento “Semana de Redes e Parcerias Humanitárias” 2021

Nos dias 28 de abril e 5 maio, a Plataforma CIPÓ participou do evento Humanitarian Networks and Partnerships Weeks (HNPW), como parte de um debate e simulação organizados InterAgency Institute. O HNPW reuniu mais de 2.000 especialistas de organizações de diferentes naturezas para promover o compartilhamento de conhecimentos e colaboração nas melhores práticas para resolver problemas humanitários comuns.

O tema proposto pelo InterAgency em colaboração com a CIPÓ foi “Operações humanitárias, vulnerabilidade de gênero e agências de segurança“, com foco na crise de refugiados venezuelanos, especialmente a experiências e demandas de mulheres, LGBTI+ e crianças.

Duas representantes da CIPÓ estiveram participaram do evento. No dia 28 de maio, Adriana Erthal Abdenur, Diretora Executiva, apresentou pesquisa os impactos das mudanças climáticas para os refugiados, especificamente no caso da fronteira entre o Brasil e a Venezuela, e as necessidades de implementar ações climáticas por meio da colaboração entre diferentes atores.

Dia 5 de maio, Luísa Falcão, pesquisadora da CIPÓ, participou de uma simulação proposta entre diferentes atores, como Polícia Federal, Forças Armadas, ACNUR, Ministério da Cidadania e organizações não governamentais. A partir dos resultados do debate anterior, o objetivo da simulação foi trazer elementos que qualificassem as alternativas e soluções possíveis para o enfrentamento coordenado de demandas humanitárias com foco nos direitos humanos das populações em trânsito. Dentre as perguntas principais da simulação, estiveram:

“Quais as atribuições primárias para a garantia de direitos humanos das populações em trânsito?”

“Quais as ações que implicam em ambientes de coordenação envolvendo a agência representada?”

“Como incrementar a relação de sua(s) subestrutura(s) de governança?”

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts