CIPÓ passa a integrar a Blue Smoke, iniciativa para dar mais transparência à ONU

A Plataforma CIPÓ passou a integrar a Blue Smoke, que busca dar maior transparência ao processo de nomeações e eleições de cargos de alto escalão da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa é liderada pela United Nations Association (UNA-UK), Strategy for Humanity e Plataforma CIPÓ, em parceria com o site de notícias Passblue.

As organizações produzem boletins mensais, compilam e divulgam dados para ajudar a preencher as lacunas na informação pública sobre os principais cargos de liderança das da ONU. O intuito é contribuir para que tais cargos deixem de ser alocados com base em pressões políticas e passem a ser preenchidos como resultado de processos seletivos transparentes e inclusivos.
A diretora-executiva da CIPÓ, Maiara Folly, lembra que a ONU foi criada para promover a paz entre as nações e também a cooperação internacional, com o intuito de avançar nos direitos humanos e enfrentar desafios globais de cunho social, econômico e político.

“Nós, da CIPÓ, acreditamos que, para que isso seja feito, as suas estruturas, suas agências e instituições devem funcionar de maneira transparente e serem representativas da pluralidade dos estados-membros”, defende. “Hoje, ainda há uma grande insuficiência de transparência, sobretudo como são alocados os cargos de liderança, o que na nossa visão mina a credibilidade, independência e eficácia das Nações Unidas”.

Em outras palavras, muitos órgãos, inclusive nas áreas de clima, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, continuam dominados por nacionais, sobretudo homens, de países desenvolvidos. “Há uma subrepresentação dos países em desenvolvimento”, completa Folly.

“Nós vemos como essencial não só pela transparência, como também pela efetividade, que essas agências conduzam processos seletivos justos e inclusivos, e não a portas fechadas. Só assim as lideranças do Sul Global, que são aquelas que mais entendem dos desafios, realidades e prioridades dos países em desenvolvimento, possuirão condições de competir em pé de igualdade com nacionais de países ricos.

Leia as três primeiras edições, de fevereiro, março e abril da Blue Smoke, e saiba mais sobre a iniciativa aqui.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts