Em entrevista para a PassBlue sobre a atuação do Brasil no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (UNSC), a diretora executiva da Plataforma CIPÓ, Adriana Abdenur, comentou a atual falta de compromisso do Brasil com as questões ambientais. A entrevista faz parte da reportagem “Softening the Pain of the World’s Food Disaster: Brazil’s Ambitions in July” [Amenizando a dor do desastre alimentar mundial: as ambições do Brasil em julho], publicada em inglês no dia 7 de julho.
No mês de julho, o país está à frente do conselho devido à presidência rotativa da organização. Com isso, o Brasil recebe atenções em um cenário de grandes tensões globais e crescente preocupação com a crise ecológica, inclusive na Amazônia.
A reportagem também a explora a intenção do Brasil em abrandar as sanções globais à Rússia para liberar suprimentos essenciais de alimentos e facilitar o acesso a fertilizantes internacionalmente, sugerida em entrevista ao veículo pelo embaixador do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York, Ronaldo Costa.
É possível também escutar a reportagem no podcast UN-Scripted SoundCloud ou Patreon.
Pass Blue
A PassBlue é um veículo de comunicação independente que cobre o trabalho realizado pela ONU.