CIPÓ comenta sobre mulheres e megaempreendimentos no Portal do MAB

No dia 28 de julho de 2022, durante os eventos Pré-FOSPA (X Fórum Social Pan-Amazônico), a CIPÓ, por meio da Pesquisadora Sênior Flávia do Amaral Vieira, concedeu entrevista ao portal do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A matéria analisou a participação das lideranças femininas da luta contra barragens no II Encontro de Atingidos e Atingidas da Amazônia.

O comentário da Pesquisadora Sênior da CIPÓ diz respeito a como mulheres são especialmente afetadas durante a construção de megaempreendimentos como barragens.

Há relatos de dores no corpo por conta do peso que se carrega pela pressão, pelas mudanças e pelo medo do que virá. No contexto de uma barragem, há sempre o receio de uma ruptura e a preocupação com a sua família. Há também o aumento da violência doméstica e sexual, porque, no momento da construção de uma barragem, existe essa chegada de um grande número de homens que vai impactar o modo de vida local, disse ela. Ademais, Flávia comentou sobre a ausência de um direcionamento específico para mulheres dentro do processo de licenciamento ambiental, que contemple sua participação dentro da esfera de construção das políticas públicas.

Plataforma CIPÓ
Plataforma CIPÓhttps://plataformacipo.org/
A Plataforma CIPÓ é um instituto de pesquisa independente liderado por mulheres e dedicado a questões de clima, governança e paz na América Latina e no Caribe e no resto do Sul Global.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário!
Por favor, insira aqui o seu nome

Artigos Relacionados

spot_imgspot_img

Sigam-nos nas Redes Sociais

Últimos Posts