A pesquisadora da CIPÓ, Gabrielle Alves, participou do simpósio Perspectivas da Juventude sobre Mudanças Climáticas, realizado no dia 20 de abril de 2022. O evento foi organizado pelo Centro para Paz e Desenvolvimento (Center for Peace and Development- CPD), da Universidade de Oklahoma e a Iniciativa Segurança em Contexto (Security in Context initiative – SIC), e contou com o apoio de uma bolsa da Carnegie Corporation de Nova York.
O evento contou com a presença de jovens agentes de mudança do Brasil, das Maldivas, juntamente com as comunidades indígenas de Sarayaku e Shiwiar, ambas do Equador e a nação Choctaw, de Oklahoma.
A crise climática é muitas vezes percebida como uma questão do futuro. Em contraste, as histórias de nossos palestrantes e suas comunidades, contadas durante o simpósio, destacaram décadas de injustiças ambientais e desafios climáticos. Os palestrantes debateram questões-chave, desde racismo ambiental e conservação marinha, até o papel crucial das comunidades indígenas como líderes e protagonistas na defesa do meio ambiente.
O simpósio foi um evento de conscientização climática do Sul Global, com foco nos indígenas e ofereceu uma oportunidade para os palestrantes defenderem as comunidades que precisam de atenção e os equívocos comuns sobre a atual crise climática.