A Plataforma CIPÓ acaba de lançar, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e da Fundação Henrich Böll, o policy brief “Diplomacia Parlamentar para a Ação Climática e o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades”. De autoria de João Cumarú, Vinícius Lopes, Ingrid Figueiredo, Beatriz Mattos e Maiara Folly, o documento explora como a diplomacia parlamentar pode ser um mecanismo crucial para enfrentar a crise climática e promover o desenvolvimento sustentável.
Com um enfoque nas oportunidades e desafios enfrentados pelo Brasil, o texto analisa o papel do Poder Legislativo na implementação de compromissos internacionais relacionados ao clima e ao desenvolvimento sustentável. Ele discute a importância de ampliar o engajamento dos parlamentares em fóruns internacionais, como o G20, as Conferências das Partes (COPs) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e o BRICS, além de instituições regionais como o MERCOSUL e o Parlamento Amazônico.
O policy brief propõe várias recomendações, incluindo o desenvolvimento de uma estratégia nacional de diplomacia parlamentar e a capacitação de parlamentares em temas de política externa. Além disso, enfatiza a necessidade de institucionalizar canais de engajamento em fóruns multilaterais, visando um papel mais significativo para os legisladores brasileiros nessas arenas.
Acesse o documento completo e entenda melhor as estratégias para fortalecer a diplomacia parlamentar em prol da ação climática e do desenvolvimento sustentável.