O think tank suíço foraus publicou o Project Brief “GenSouth: New voices from the Global South for the future(s) of multilateralism”, resultado da edição 2026 do programa GenSouth, realizada em Genebra, na Suíça.
A publicação reúne contribuições de jovens pesquisadoras e pesquisadores do Sul Global sobre propostas de transformação do sistema multilateral. Entre os autores está Nycolas Candido, pesquisador pleno da Plataforma CIPÓ.
Candido é um dos autores do capítulo 2.2, que trata de justiça climática a partir de uma perspectiva feminista e decolonial. O texto discute, entre outros pontos, o papel de assembleias populares como mecanismo de governança global.
O documento foi elaborado a partir de um processo colaborativo que reuniu, em Genebra, participantes de diferentes países para desenvolver recomendações de políticas públicas com horizonte até 2050.
Ao todo, o relatório está organizado em quatro eixos: participação na governança global, justiça climática, segurança internacional e arquitetura financeira.





