A plataforma política da campanha 1 for 8 billion, que tem como objetivo tornar o processo de seleção do(a) próximo(a) Secretário(a)-Geral da ONU mais transparente e inclusivo, já está no ar. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (20), em Nova Iorque, durante o evento “Madame Secretary-General: 1 year to prepare the ground for a fair and inclusive SG selection”, coorganizado pela Plataforma CIPÓ e pela Blue Smoke.
A iniciativa apresenta recomendações para o próximo processo de seleção, incluindo medidas que os Estados-Membros devem adotar para garantir um processo inclusivo e equânime a candidatos e candidatas de todo o mundo.
Entre essas recomendações estão: considerar exclusivamente a nomeação de candidatas mulheres; divulgar uma carta conjunta que descreva o processo de forma transparente até o início da 80ª sessão da Assembleia Geral; e assegurar que os Estados-Membros e o público permaneçam atualizados sobre o andamento do processo.
A fase de nomeação do(a) próximo(a) Secretário(a)-Geral da ONU está prevista para começar no final de 2025. O evento representa um passo importante na construção de uma governança global mais inclusiva e na mobilização da sociedade civil.